0
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

0
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

Enter your keyword

CURSO – lookdev

Curso de Look Development com Maya e ou Blender

Introdução ao Curso

  • Objetivo :Este curso apresenta os fundamentos do Look Development , focando na criação de materiais, texturas e iluminação realistas para modelos 3D. O objetivo é proporcionar uma base sólida para preparar modelos para renderizações de alta qualidade em Maya ou Blender .
  • Pré-requisitos :Noções básicas de navegação no Maya ou Blender e conhecimentos básicos de modelagem 3D.
  • Duração estimada :12 semanas (1 tópico por semana).

Materiais necessários

  • Tradicional :Lápis, borracha, papel, carvão, tinta acrílica, pincéis.
  • Digital :Computador com Autodesk Maya e ou Blender instalado.
    Referências visuais (ex.: fotos de materiais reais, objetos cotidianos).
    Texturas PBR (Physically Based Rendering) ou ferramentas para criar suas próprias texturas (ex.: Substance Painter, Quixel Mixer).
Quero me inscrever

Curso de Look Development com Maya e ou Blender

Introdução ao Curso

  • Objetivo :Este curso apresenta os fundamentos do Look Development , focando na criação de materiais, texturas e iluminação realistas para modelos 3D. O objetivo é proporcionar uma base sólida para preparar modelos para renderizações de alta qualidade em Maya ou Blender .
  • Pré-requisitos :Noções básicas de navegação no Maya ou Blender e conhecimentos básicos de modelagem 3D.
  • Duração estimada :12 semanas (1 tópico por semana).

Materiais necessários

  • Tradicional :Lápis, borracha, papel, carvão, tinta acrílica, pincéis.
  • Digital :Computador com Autodesk Maya e ou Blender instalado.
    Referências visuais (ex.: fotos de materiais reais, objetos cotidianos).
    Texturas PBR (Physically Based Rendering) ou ferramentas para criar suas próprias texturas (ex.: Substance Painter, Quixel Mixer).

Teoria

O que é Look Development?

  • Processo de criar materiais, texturas e iluminação para dar vida a modelos 3D.
  • Aplicações: jogos, filmes, visualização arquitetônica.
  • Ferramentas principais :
  • Maya : Hypershade, Arnold Renderer.
  • Blender : Shader Editor, Eevee/Cycles.

Prática no Maya

  • Explorar o Hypershade :
  • Criar um material básico (ex.: plástico ou metal).
  • Aplicar o material a um modelo simples (esfera ou cubo).

Prática no Blender

  • Configurar o Shader Editor :
  • Criar um material básico usando nodes (Principled BSDF).
  • Aplicar o material a um modelo simples.

Desafio

  • Criar um material simples (como madeira ou metal) e aplicá-lo a um objeto básico.

Teoria

  • Tipos de materiais :
  • Difusos, metálicos, translúcidos, transparentes.
  • Shaders e suas propriedades :
  • Base Color, Roughness, Metallic, Normal Map.

Prática no Maya

  • Criar materiais complexos :
  • Exemplo: vidro, tecido, pele.
  • Usar mapas de textura (Base Color, Roughness, etc.).

Prática no Blender

  • Repetir o exercício com nodes :
  • Experimentar diferentes configurações de shaders.

Desafio

  • Criar um material realista (como couro ou cerâmica) usando mapas de textura.

Teoria

O que é UV Mapping?

  • Como mapear uma textura 2D em um modelo 3D.
  • PBR (Physically Based Rendering) :
  • Fluxo de trabalho moderno para criar materiais realistas.

Prática no Maya

  • Criar UVs automáticos e manuais :
  • Desdobrar um modelo simples.
  • Aplicar texturas PBR.

Prática no Blender

  • Usar o UV Editor :
  • Criar UVs manuais e aplicar texturas PBR.

Desafio

  • Texturizar um modelo orgânico (como uma cabeça humana) ou mecânico (como uma arma) usando UVs e texturas PBR.

Teoria

  • Tipos de luz :
  • Direta, difusa, ambiente, HDRI.
  • Importância da iluminação no Look Dev :
  • Como a luz afeta a percepção de materiais.

Prática no Maya

  • Configurar uma cena básica com luzes :
  • Exemplo: luz direta, área light.
  • Testar diferentes intensidades e cores.

Prática no Blender

  • Configurar uma cena básica com Eevee/Cycles :
  • Usar HDRI para iluminação global.

Desafio

  • Criar uma cena simples com um objeto e testar diferentes tipos de iluminação.

Teoria

  • HDRI (High Dynamic Range Imaging) :
  • Como usar imagens HDR para criar iluminação realista.
  • IBL (Image-Based Lighting) :
  • Técnica para simular iluminação baseada em imagens.

Prática no Maya

  • Usar HDRI no Arnold Renderer :
  • Configurar uma cena com iluminação global.

Prática no Blender

  • Usar HDRI no Cycles :
  • Experimentar diferentes imagens HDR.

Desafio

  • Criar uma cena com iluminação HDRI e ajustar os materiais para destacar reflexões.

Teoria

  • Configurações de renderização :
  • Resolução, amostragem, tempo de render.
  • Otimização para renderização rápida :
  • Reduzir ruído, ajustar luzes.

Prática no Maya

  • Renderizar uma cena com Arnold :
  • Ajustar configurações para melhorar a qualidade.

Prática no Blender

  • Renderizar uma cena com Eevee/Cycles :
  • Experimentar diferentes configurações de amostragem.

Desafio

  • Renderizar uma cena finalizada com atenção à qualidade e otimização.

Teoria

  • Como criar materiais complexos :
  • Subsurface Scattering (SSS) para pele.
  • Layers para tecidos.

Prática no Maya

  • Criar um material de pele realista :
  • Usar SSS e mapas de textura.

Prática no Blender

  • Repetir o exercício com nodes :
  • Adicionar detalhes como poros e rugas.

Desafio

  • Criar um material de pele ou tecido realista e aplicá-lo a um modelo humanoide.

Teoria

  • Propriedades de transparência e refração :
  • Vidro, água, cristal.
  • Técnicas para simular refratividade :
  • Índice de refração (IOR).

Prática no Maya

  • Criar um material de vidro :
  • Ajustar transparência e refração.

Prática no Blender

  • Repetir o exercício com nodes :
  • Experimentar diferentes valores de IOR.

Desafio

  • Criar um material transparente (como vidro ou água) e renderizá-lo com iluminação adequada.

Teoria

  • Diferença entre materiais metálicos e não metálicos :
  • Reflexões, roughness.
  • Como criar metais realistas :
  • Aço, ouro, cobre.

Prática no Maya

  • Criar um material metálico :
  • Ajustar reflexões e roughness.

Prática no Blender

  • Repetir o exercício com nodes :
  • Experimentar diferentes valores de metallic e roughness.

Desafio

  • Criar um material metálico realista (como ouro ou aço escovado).

Teoria

  • Como combinar múltiplos materiais em um único modelo :
  • Exemplo: carro com vidro, metal e borracha.

Prática no Maya

  • Criar um modelo combinado :
  • Exemplo: garrafa com rótulo e líquido.

Prática no Blender

  • Repetir o exercício com nodes :
  • Usar masks para separar materiais.

Desafio

  • Criar um modelo combinado (ex.: arma com metal e plástico).

Teoria

  • Como integrar Look Dev em um pipeline de produção :
  • Exportação/importação de modelos e materiais.
  • Preparação para motores de jogo :
  • Otimização de materiais e texturas.

Prática no Maya

  • Exportar um modelo com materiais para Unity/Unreal Engine :
  • Testar no motor de jogo.

Prática no Blender

  • Repetir o exercício com exportação GLTF/FBX :
  • Testar no motor de jogo.

Desafio

  • Preparar um modelo para uso em um motor de jogo.

Teoria

  • Revisar todas as técnicas aprendidas durante o curso.

Prática no Maya ou Blender

  • Criar um projeto completo :
  • Modelar, texturizar e iluminar um objeto ou cena.

Desafio Final

  • Renderizar uma imagem final impressionante e compartilhar no portfólio.

O Futuro É Seu para Criar com Look Development

Parabéns por concluir este curso de Look Development com Maya e/ou Blender! Você deu um passo essencial para elevar o realismo e a identidade visual dos seus projetos 3D, dominando os princípios fundamentais da construção de materiais, iluminação e renderização.

O Que Você Aprendeu

Ao longo desse curso, você:

  • Explorou os conceitos essenciais do Look Development, incluindo superfícies, materiais e iluminação.
  • Criou e refinou shaders realistas e estilizados usando nodos avançados.
  • Aprendeu a configurar iluminação cinematográfica para destacar a forma e o volume dos seus modelos.
  • Trabalhou com texturização procedural e pintura de texturas para dar profundidade e identidade aos seus personagens e cenários.
  • Configurou render engines como Arnold (Maya) e Cycles/Eevee (Blender) para obter resultados de alta qualidade.

Por Que Isso É Importante?

O Look Development é a chave para transformar modelos 3D em elementos visuais convincentes e impactantes. Seja para cinematics, jogos, animações ou publicidade, dominar essa etapa permite que você controle a narrativa visual e entregue trabalhos impressionantes.

O Que Fazer Agora?

Agora que você tem uma base sólida, é hora de aprimorar ainda mais suas habilidades. Algumas sugestões para avançar:

  • Aprimore Seu Portfólio: Crie cenas com diferentes estilos, testando abordagens realistas e estilizadas.
  • Explore Renderizações Avançadas: Experimente render passes e compositing para ter mais controle sobre a imagem final.
  • Aprenda Sobre PBR (Physically Based Rendering): Aprofunde-se nos padrões da indústria para materiais mais precisos e compatíveis com diversos motores de render.
  • Participe de Comunidades: Compartilhe seu trabalho em grupos especializados e receba feedback de outros artistas.
  • Desafie-se Constantemente: Crie cenas complexas, teste lighting moods e trabalhe em colaborações para expandir sua experiência.

Nunca Pare de Criar

Dominar o Look Development é uma jornada de aprendizado constante. Cada novo projeto é uma oportunidade de testar novas ideias, refinar seu olhar artístico e construir imagens cada vez mais impactantes.

Então, abra o Maya ou Blender, ajuste suas luzes, refine seus shaders e continue explorando novas possibilidades visuais!

Estamos ansiosos para ver seus projetos. Boa sorte, e nunca pare de experimentar e inovar!

Veja quais serão nossas ferramentas!

Com estes dois programas você estará pronto para atuar em qualquer produtora do mercado nacional e internacional!

Assinatura

Mensal

Transforme suas ideias em realidade!

  • Acesso vitalício
  • Download de recursos
  • Acesso 24hs
  • Acesso ao grupo do Discord
  • MENTORIA coletiva 1 vez por semana
  • Ciclos de 12 semanas
  • Certificado Digital

VALOR: R$50,00   

Assinatura

BRUXO TRIMESTRAL

seja um bruxo, SE TRANSFORME EM UM PROFISSIOnaL!

  • Acesso vitalício
  • Download de recursos
  • Acesso 24hs
  • Acesso ao grupo do Discord
  • MENTORIA coletiva 1 vez por semana
  • Ciclos de 12 semanas
  • Certificado Digital

VALOR: R$135,00   

Assinatura

monstro TRIMESTRAL

seja um monstro ENTRE OS PROFISSIONAIS!

  • Acesso vitalício
  • Download de recursos
  • Acesso 24hs
  • Acesso ao grupo do Discord
  • MENTOR particular 1 vez por semana
  • 12 semanas // 4 vagas por turma
  • Certificado Digital

VALOR: R$1.500,00   

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?