Curso de Look Development com Maya e ou Blender
Introdução ao Curso
- Objetivo :Este curso apresenta os fundamentos do Look Development , focando na criação de materiais, texturas e iluminação realistas para modelos 3D. O objetivo é proporcionar uma base sólida para preparar modelos para renderizações de alta qualidade em Maya ou Blender .
- Pré-requisitos :Noções básicas de navegação no Maya ou Blender e conhecimentos básicos de modelagem 3D.
- Duração estimada :12 semanas (1 tópico por semana).
Materiais necessários
- Tradicional :Lápis, borracha, papel, carvão, tinta acrílica, pincéis.
- Digital :Computador com Autodesk Maya e ou Blender instalado.
Referências visuais (ex.: fotos de materiais reais, objetos cotidianos).
Texturas PBR (Physically Based Rendering) ou ferramentas para criar suas próprias texturas (ex.: Substance Painter, Quixel Mixer).
Curso de Look Development com Maya e ou Blender
Introdução ao Curso
- Objetivo :Este curso apresenta os fundamentos do Look Development , focando na criação de materiais, texturas e iluminação realistas para modelos 3D. O objetivo é proporcionar uma base sólida para preparar modelos para renderizações de alta qualidade em Maya ou Blender .
- Pré-requisitos :Noções básicas de navegação no Maya ou Blender e conhecimentos básicos de modelagem 3D.
- Duração estimada :12 semanas (1 tópico por semana).
Materiais necessários
- Tradicional :Lápis, borracha, papel, carvão, tinta acrílica, pincéis.
- Digital :Computador com Autodesk Maya e ou Blender instalado.
Referências visuais (ex.: fotos de materiais reais, objetos cotidianos).
Texturas PBR (Physically Based Rendering) ou ferramentas para criar suas próprias texturas (ex.: Substance Painter, Quixel Mixer).
Teoria
O que é Look Development?
- Processo de criar materiais, texturas e iluminação para dar vida a modelos 3D.
- Aplicações: jogos, filmes, visualização arquitetônica.
- Ferramentas principais :
- Maya : Hypershade, Arnold Renderer.
- Blender : Shader Editor, Eevee/Cycles.
Prática no Maya
- Explorar o Hypershade :
- Criar um material básico (ex.: plástico ou metal).
- Aplicar o material a um modelo simples (esfera ou cubo).
Prática no Blender
- Configurar o Shader Editor :
- Criar um material básico usando nodes (Principled BSDF).
- Aplicar o material a um modelo simples.
Desafio
- Criar um material simples (como madeira ou metal) e aplicá-lo a um objeto básico.
Teoria
- Tipos de materiais :
- Difusos, metálicos, translúcidos, transparentes.
- Shaders e suas propriedades :
- Base Color, Roughness, Metallic, Normal Map.
Prática no Maya
- Criar materiais complexos :
- Exemplo: vidro, tecido, pele.
- Usar mapas de textura (Base Color, Roughness, etc.).
Prática no Blender
- Repetir o exercício com nodes :
- Experimentar diferentes configurações de shaders.
Desafio
- Criar um material realista (como couro ou cerâmica) usando mapas de textura.
Teoria
O que é UV Mapping?
- Como mapear uma textura 2D em um modelo 3D.
- PBR (Physically Based Rendering) :
- Fluxo de trabalho moderno para criar materiais realistas.
Prática no Maya
- Criar UVs automáticos e manuais :
- Desdobrar um modelo simples.
- Aplicar texturas PBR.
Prática no Blender
- Usar o UV Editor :
- Criar UVs manuais e aplicar texturas PBR.
Desafio
- Texturizar um modelo orgânico (como uma cabeça humana) ou mecânico (como uma arma) usando UVs e texturas PBR.
Teoria
- Tipos de luz :
- Direta, difusa, ambiente, HDRI.
- Importância da iluminação no Look Dev :
- Como a luz afeta a percepção de materiais.
Prática no Maya
- Configurar uma cena básica com luzes :
- Exemplo: luz direta, área light.
- Testar diferentes intensidades e cores.
Prática no Blender
- Configurar uma cena básica com Eevee/Cycles :
- Usar HDRI para iluminação global.
Desafio
- Criar uma cena simples com um objeto e testar diferentes tipos de iluminação.
Teoria
- HDRI (High Dynamic Range Imaging) :
- Como usar imagens HDR para criar iluminação realista.
- IBL (Image-Based Lighting) :
- Técnica para simular iluminação baseada em imagens.
Prática no Maya
- Usar HDRI no Arnold Renderer :
- Configurar uma cena com iluminação global.
Prática no Blender
- Usar HDRI no Cycles :
- Experimentar diferentes imagens HDR.
Desafio
- Criar uma cena com iluminação HDRI e ajustar os materiais para destacar reflexões.
Teoria
- Configurações de renderização :
- Resolução, amostragem, tempo de render.
- Otimização para renderização rápida :
- Reduzir ruído, ajustar luzes.
Prática no Maya
- Renderizar uma cena com Arnold :
- Ajustar configurações para melhorar a qualidade.
Prática no Blender
- Renderizar uma cena com Eevee/Cycles :
- Experimentar diferentes configurações de amostragem.
Desafio
- Renderizar uma cena finalizada com atenção à qualidade e otimização.
Teoria
- Como criar materiais complexos :
- Subsurface Scattering (SSS) para pele.
- Layers para tecidos.
Prática no Maya
- Criar um material de pele realista :
- Usar SSS e mapas de textura.
Prática no Blender
- Repetir o exercício com nodes :
- Adicionar detalhes como poros e rugas.
Desafio
- Criar um material de pele ou tecido realista e aplicá-lo a um modelo humanoide.
Teoria
- Propriedades de transparência e refração :
- Vidro, água, cristal.
- Técnicas para simular refratividade :
- Índice de refração (IOR).
Prática no Maya
- Criar um material de vidro :
- Ajustar transparência e refração.
Prática no Blender
- Repetir o exercício com nodes :
- Experimentar diferentes valores de IOR.
Desafio
- Criar um material transparente (como vidro ou água) e renderizá-lo com iluminação adequada.
Teoria
- Diferença entre materiais metálicos e não metálicos :
- Reflexões, roughness.
- Como criar metais realistas :
- Aço, ouro, cobre.
Prática no Maya
- Criar um material metálico :
- Ajustar reflexões e roughness.
Prática no Blender
- Repetir o exercício com nodes :
- Experimentar diferentes valores de metallic e roughness.
Desafio
- Criar um material metálico realista (como ouro ou aço escovado).
Teoria
- Como combinar múltiplos materiais em um único modelo :
- Exemplo: carro com vidro, metal e borracha.
Prática no Maya
- Criar um modelo combinado :
- Exemplo: garrafa com rótulo e líquido.
Prática no Blender
- Repetir o exercício com nodes :
- Usar masks para separar materiais.
Desafio
- Criar um modelo combinado (ex.: arma com metal e plástico).
Teoria
- Como integrar Look Dev em um pipeline de produção :
- Exportação/importação de modelos e materiais.
- Preparação para motores de jogo :
- Otimização de materiais e texturas.
Prática no Maya
- Exportar um modelo com materiais para Unity/Unreal Engine :
- Testar no motor de jogo.
Prática no Blender
- Repetir o exercício com exportação GLTF/FBX :
- Testar no motor de jogo.
Desafio
- Preparar um modelo para uso em um motor de jogo.
Teoria
- Revisar todas as técnicas aprendidas durante o curso.
Prática no Maya ou Blender
- Criar um projeto completo :
- Modelar, texturizar e iluminar um objeto ou cena.
Desafio Final
- Renderizar uma imagem final impressionante e compartilhar no portfólio.
O Futuro É Seu para Criar com Look Development
Parabéns por concluir este curso de Look Development com Maya e/ou Blender! Você deu um passo essencial para elevar o realismo e a identidade visual dos seus projetos 3D, dominando os princípios fundamentais da construção de materiais, iluminação e renderização.
O Que Você Aprendeu
Ao longo desse curso, você:
- Explorou os conceitos essenciais do Look Development, incluindo superfícies, materiais e iluminação.
- Criou e refinou shaders realistas e estilizados usando nodos avançados.
- Aprendeu a configurar iluminação cinematográfica para destacar a forma e o volume dos seus modelos.
- Trabalhou com texturização procedural e pintura de texturas para dar profundidade e identidade aos seus personagens e cenários.
- Configurou render engines como Arnold (Maya) e Cycles/Eevee (Blender) para obter resultados de alta qualidade.
Por Que Isso É Importante?
O Look Development é a chave para transformar modelos 3D em elementos visuais convincentes e impactantes. Seja para cinematics, jogos, animações ou publicidade, dominar essa etapa permite que você controle a narrativa visual e entregue trabalhos impressionantes.
O Que Fazer Agora?
Agora que você tem uma base sólida, é hora de aprimorar ainda mais suas habilidades. Algumas sugestões para avançar:
- Aprimore Seu Portfólio: Crie cenas com diferentes estilos, testando abordagens realistas e estilizadas.
- Explore Renderizações Avançadas: Experimente render passes e compositing para ter mais controle sobre a imagem final.
- Aprenda Sobre PBR (Physically Based Rendering): Aprofunde-se nos padrões da indústria para materiais mais precisos e compatíveis com diversos motores de render.
- Participe de Comunidades: Compartilhe seu trabalho em grupos especializados e receba feedback de outros artistas.
- Desafie-se Constantemente: Crie cenas complexas, teste lighting moods e trabalhe em colaborações para expandir sua experiência.
Nunca Pare de Criar
Dominar o Look Development é uma jornada de aprendizado constante. Cada novo projeto é uma oportunidade de testar novas ideias, refinar seu olhar artístico e construir imagens cada vez mais impactantes.
Então, abra o Maya ou Blender, ajuste suas luzes, refine seus shaders e continue explorando novas possibilidades visuais!
Estamos ansiosos para ver seus projetos. Boa sorte, e nunca pare de experimentar e inovar!
Assinatura
Mensal
Transforme suas ideias em realidade!
- Acesso vitalício
- Download de recursos
- Acesso 24hs
- Acesso ao grupo do Discord
- MENTORIA coletiva 1 vez por semana
- Ciclos de 12 semanas
- Certificado Digital
VALOR: R$50,00

Assinatura
BRUXO TRIMESTRAL
seja um bruxo, SE TRANSFORME EM UM PROFISSIOnaL!
- Acesso vitalício
- Download de recursos
- Acesso 24hs
- Acesso ao grupo do Discord
- MENTORIA coletiva 1 vez por semana
- Ciclos de 12 semanas
- Certificado Digital
VALOR: R$135,00

Assinatura
monstro TRIMESTRAL
seja um monstro ENTRE OS PROFISSIONAIS!
- Acesso vitalício
- Download de recursos
- Acesso 24hs
- Acesso ao grupo do Discord
- MENTOR particular 1 vez por semana
- 12 semanas // 4 vagas por turma
- Certificado Digital
VALOR: R$1.500,00
