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WORKSHOP 2025 -Design de personagem 3D

WORKSHOP – Design de Personagem 3D

Do Desenho à Modelagem (10 Horas)

INTRODUÇÃO AO CURSO

  • Objetivo : Este curso intensivo apresenta o processo completo de criação de personagens 3D, desde o desenho inicial até a modelagem detalhada. O objetivo é proporcionar uma introdução prática e eficiente para criar personagens realistas ou estilizados, otimizados para jogos, animação ou visualização.

  • Pré-requisitos : Noções básicas de desenho e navegação em softwares 3D (como Maya , Blender ou ZBrush e um editor de imagens instalados ).

  • Duração estimada : 10 horas (1 hora por módulo).

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WORKSHOP – Design de Personagem 3D

Do Desenho à Modelagem (10 Horas)

Aprimore suas habilidades artísticas com nossos workshops focados na Criação de personagens 3D

INTRODUÇÃO AO CURSO

  • Objetivo : Este curso intensivo apresenta o processo completo de criação de personagens 3D, desde o desenho inicial até a modelagem detalhada. O objetivo é proporcionar uma introdução prática e eficiente para criar personagens realistas ou estilizados, otimizados para jogos, animação ou visualização.

  • Pré-requisitos : Noções básicas de desenho e navegação em softwares 3D (como Maya , Blender ou ZBrush ).

  • Duração estimada : 10 horas (1 hora por módulo).

Materiais necessários :

  • Computador com Maya , Blender, ZBrush e um editor de imagens instalados.
  • Tablet gráfico (opcional, mas recomendado).
  • Papel e lápis (ou tablet digital) para esboços iniciais.
  • Referências visuais (ex.: fotos, anatomia humana, estilos de arte).

Teoria (15 minutos)

  • O que é design de personagem?
  • Processo criativo para desenvolver personagens únicos e memoráveis.
  • Elementos importantes: silhueta, proporção, estilo, personalidade.
  • Tipos de personagens :
  • Realista, cartoon, estilizado, fantástico.

Prática (45 minutos)

  • Criar esboços rápidos de silhuetas :
  • Explorar diferentes formas e estilos de personagens.
  • Focar na clareza da silhueta para transmitir personalidade.
  • Desafio :
  • Criar três silhuetas distintas de personagens (ex.: humanoide, animal, criatura fantástica).

Teoria (15 minutos)

  • Importância da anatomia no design de personagem :
  • Proporções do corpo humano: cabeça, torso, membros.
  • Principais formas do corpo: cilindros, esferas, cubos.
  • Estilo vs. realismo :
  • Como exagerar ou simplificar características anatômicas.

Prática (45 minutos)

  • Desenhar um busto humano simplificado :
  • Dividir o corpo em unidades (ex.: altura da cabeça = 1/8 do corpo).
  • Adicionar volumes básicos :
  • Representar músculos e articulações.
  • Desafio :
  • Desenhar um personagem completo, focando nas proporções gerais e estilo.

Teoria (15 minutos)

  • Definindo o estilo visual :
  • Como escolher um estilo que combine com a narrativa do personagem.
  • Referências e inspirações.
  • Teoria das cores :
  • Harmonia de cores, temperatura, paleta de cores.

Prática (45 minutos)

  • Escolher uma paleta de cores para o personagem :
  • Usar referências visuais para definir o tom emocional.
  • Aplicar cores ao desenho :
  • Experimentar diferentes combinações.
  • Desafio :
  • Criar um personagem completo com uma paleta de cores específica.

Teoria (15 minutos)

  • Como transformar um desenho 2D em um modelo 3D :
  • Analisar o desenho para identificar formas básicas.
  • Planejar a topologia e os elementos principais.

Prática (45 minutos)

  • Blocar o personagem usando primitivas no Blender :
  • Criar formas básicas para representar o corpo.
  • Ajustar proporções :
  • Garantir que o modelo 3D corresponda ao desenho.
  • Desafio :
  • Blocar um personagem 3D com base em um desenho 2D.

Teoria (15 minutos)

  • Importância do rosto no design de personagem :
  • Como expressões faciais transmitem emoção e personalidade.
  • Anatomia básica do rosto :
  • Estrutura óssea, músculos e proporções.

Prática (45 minutos)

  • Modelar uma cabeça humana simplificada no ZBrush :
  • Começar com uma esfera e adicionar volumes básicos.
  • Refinar detalhes :
  • Adicionar olhos, nariz e boca.
  • Desafio :
  • Modelar ou esculpir uma cabeça humana completa.

Teoria (15 minutos)

  • Proporções do corpo humano :
  • Dividir o corpo em unidades e ajustar volumes.
  • Fluxo de trabalho para modelagem corporal :
  • Começar com formas simples e refinar gradualmente.

Prática (45 minutos)

  • Modelar um corpo humano simplificado no Maya :
  • Usar primitivas e ajustar proporções.
  • Adicionar membros :
  • Criar braços e pernas com topologia limpa.
  • Desafio :
  • Modelar ou esculpir um corpo humano completo.

Teoria (15 minutos)

  • O que é hard surface modeling?
  • Técnicas específicas para criar objetos com superfícies duras (ex.: armaduras, armas).
  • Ferramentas úteis :
  • Boolean operations, bevels, edge loops.

Prática (45 minutos)

  • Modelar uma peça de armadura no Blender :
  • Usar modificadores como Bevel e Array.
  • Refinar detalhes :
  • Adicionar parafusos, ranhuras e outros elementos.
  • Desafio :
  • Criar um conjunto de acessórios ou armadura para o personagem.

Teoria (15 minutos)

  • Por que a retopologia é importante?
  • Para animação e jogos, malhas limpas são essenciais.
  • Técnicas de retopologia :
  • Quad Draw, Shrinkwrap, ZRemesher.

Prática (45 minutos)

  • Retopologizar um modelo existente no ZBrush :
  • Usar ZRemesher para otimizar a malha.
  • Exportar para Blender ou Maya :
  • Refinar a topologia e testar em Unity ou Unreal Engine.
  • Desafio :
  • Retopologizar um modelo orgânico ou mecânico para uso em animação ou jogos.

Teoria (15 minutos)

  • Importância do mapeamento UV para texturização :
  • Como preparar sua escultura para pintura.
  • Técnicas de pintura :
  • Texture Paint no Blender, Polypaint no ZBrush.

Prática (45 minutos)

  • Criar UVs manuais e pintar no Texture Paint no Blender :
  • Usar imagens de referência para texturização.
  • Pintar diretamente na escultura no ZBrush :
  • Usar Polypaint para adicionar cores e detalhes.
  • Desafio :
  • Texturizar um personagem completo, adicionando cores e detalhes.

Teoria (15 minutos)

  • Como a iluminação afeta a apresentação do personagem :
  • Configurações básicas de renderização.
  • Tipos de luz: direta, difusa, ambiente.

Prática (45 minutos)

  • Configurar câmeras e luzes no Blender (Eevee/Cycles) :
  • Renderizar o personagem com fundo personalizado.
  • Renderizar o personagem usando BPR no ZBrush :
  • Configurar câmeras e luzes para criar renders impressionantes.
  • Desafio Final :
  • Renderizar uma imagem final impressionante e compartilhar no portfólio.

O Futuro é Seu para Criar

Parabéns por completar este curso intensivo de Design de Personagem 3D ! Você deu um passo importante no seu desenvolvimento como artista digital ao dominar as etapas essenciais do processo criativo, desde o desenho inicial até a modelagem detalhada e renderização final.

O Que Você Aprendeu

Ao longo dessas 10 horas, você:

  • Explorou os fundamentos do design de personagem, incluindo silhueta, proporção e estilo.
  • Aprendeu a criar esboços impactantes e transformá-los em modelos 3D impressionantes.
  • Desenvolveu habilidades práticas em softwares poderosos como Maya , Blender e ZBrush .
  • Dominou técnicas avançadas de modelagem orgânica, hard surface, texturização e iluminação.
  • Finalizou seu primeiro projeto completo, do conceito à renderização final.

Por Que Isso Importa?

Cada personagem que você cria tem o potencial de contar uma história única. Seja para jogos, filmes, animações ou projetos pessoais, suas criações podem inspirar, emocionar e encantar pessoas ao redor do mundo. Lembre-se: grandes artistas não são feitos apenas pelo talento, mas pela dedicação e prática contínua.

O Que Fazer Agora?

Agora que você tem uma base sólida, o próximo passo é praticar, praticar e praticar ainda mais ! Aqui estão algumas sugestões para continuar sua jornada:

  1. Expanda Seu Portfólio : Use o que aprendeu para criar novos personagens com diferentes estilos e personalidades. Mostre ao mundo sua criatividade!
  2. Explore Novas Técnicas : Experimente ferramentas avançadas, como rigging (para animação) ou shaders realistas, para levar seus personagens ao próximo nível.
  3. Participe de Comunidades : Junte-se a fóruns, grupos online ou redes sociais dedicadas a arte digital. Compartilhar seu trabalho e receber feedback é uma ótima maneira de crescer.
  4. Desafie-se : Defina metas ambiciosas, como criar um personagem para um jogo indie ou participar de concursos de arte digital.

Lembre-se Disso

Você já provou que tem o que é preciso para criar algo incrível. Cada erro é uma oportunidade de aprendizado, e cada pequena vitória é um passo rumo ao domínio da arte digital. Não tenha medo de experimentar, inovar e sair da sua zona de conforto. O mundo precisa de artistas como você — pessoas que transformam ideias em realidade.

Então, pegue suas ferramentas, abra seu software favorito e comece a criar. Seu próximo grande personagem pode estar a apenas alguns cliques de distância!

Estamos ansiosos para ver o que você vai criar. Boa sorte, e nunca pare de sonhar e desenhar!

Veja quais serão nossas ferramentas!

Com estes dois programas você estará pronto para atuar em qualquer produtora do mercado nacional e internacional!

Valor único

eterno

Transforme suas ideias em realidade!

  • Acesso vitalício
  • Download de recursos
  • Acesso 24hs
  • Acesso ao grupo do Discord
  • MENTORIA coletiva 1 vez por semana
  • Ciclos de 12 semanas
  • Certificado Digital

VALOR: R$195,00   

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