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Curso BASE EVENTO

clovisvallejr 0 19

Mentoria sobre 12 Princípios da Animação no Maya e Blender

Introdução ao Curso

Objetivo : Este curso apresenta os fundamentos dos 12 princípios da animação , desenvolvidos pelos lendários animadores da Disney, e como aplicá-los na prática usando Maya e Blender . O objetivo é proporcionar uma base sólida para criar animações expressivas, fluidas e envolventes.
Pré-requisitos : Noções básicas de navegação no Maya e Blender.
Duração estimada : 12 semanas (1 princípio por semana).

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    • Objetivo : Este curso apresenta os fundamentos dos 12 princípios da animação , desenvolvidos pelos lendários animadores da Disney, e como aplicá-los na prática usando Maya Blender . O objetivo é proporcionar uma base sólida para criar animações expressivas, fluidas e envolventes.
    • Pré-requisitos : Noções básicas de navegação no Maya e Blender.
    • Duração estimada : 12 semanas (1 princípio por semana).

    Materiais necessários :

    • Computador com Maya Blender instalados.
    • Referências visuais (ex.: vídeos, imagens) para inspiração.
    • Paciência e criatividade!
  • Teoria

    • O que é squash and stretch?
      • Este princípio dá vida aos objetos, transmitindo peso, flexibilidade e personalidade.
      • Exemplos clássicos: bola saltitante, personagens caricaturados.
    • Importância :
      • Sem squash and stretch, os objetos parecem rígidos e sem vida.
      • Exagerar o alongamento ou compressão pode tornar a animação mais dinâmica.

    Prática no Maya

    • Criar uma bola saltitante :
      • Usar keyframes para controlar a deformação.
      • Ajustar o squash (compressão) quando a bola toca o chão e o stretch (alongamento) durante o salto.
    • Refinar o movimento :
      • Adicionar nuances, como pequenas vibrações após o impacto.

    Prática no Blender

    • Repetir o exercício da bola saltitante :
      • Explorar o uso de shape keys para deformação.
      • Testar diferentes intensidades de squash and stretch.

    Desafio

    • Animar um objeto simples (como uma fruta) caindo e esmagando-se levemente no chão. Focar em transmitir peso e flexibilidade.
  • Teoria

    • O que é antecipação?
      • Preparar o público para uma ação principal.
      • Exemplos: jogador de futebol se preparando para chutar, personagem pulando.
    • Importância :
      • A antecipação cria expectativa e torna a ação mais natural.

    Prática no Maya

    • Criar uma animação de um personagem se preparando para pular :
      • Usar poses extremas para enfatizar a antecipação.
      • Exemplo: agachar antes de saltar.
    • Ajustar timing :
      • Garantir que a antecipação seja breve, mas perceptível.

    Prática no Blender

    • Animar um objeto sendo arremessado (como uma pedra) :
      • Focar no movimento de recuo antes do lançamento.
      • Experimentar diferentes ângulos e intensidades.

    Desafio

    • Criar uma cena onde um personagem joga uma bola, destacando a antecipação. Exemplo: girar o braço antes do arremesso.
    • Teoria

      • O que é staging?
        • Direcionar a atenção do espectador para a ação principal.
        • Elementos importantes: composição, iluminação, ângulo de câmera.
      • Importância :
        • Uma boa encenação garante que a mensagem seja clara e envolvente.

      Prática no Maya

      • Configurar uma cena simples com foco na ação principal :
        • Exemplo: um personagem abrindo uma porta.
        • Ajustar a câmera para melhorar a narrativa visual.

      Prática no Blender

      • Criar uma composição com múltiplos elementos, destacando um objeto específico :
        • Usar iluminação e cor para guiar o olhar.
        • Exemplo: um personagem segurando uma lanterna em um ambiente escuro.

      Desafio

      • Criar uma cena onde um personagem realiza uma ação específica (ex.: abrir uma porta), garantindo que o público entenda a intenção.
  • Teoria

    • Straight Ahead :
      • Animação sequencial, frame a frame.
      • Ideal para movimentos fluidos e imprevisíveis.
    • Pose to Pose :
      • Baseado em poses-chave, refinadas posteriormente.
      • Ideal para ações planejadas e precisas.

    Prática no Maya

    • Animar um personagem caminhando usando o método pose to pose :
      • Definir poses-chave (ex.: passo direito, passo esquerdo).
      • Refinar a animação com straight ahead para adicionar detalhes.

    Prática no Blender

    • Criar uma animação de um objeto girando usando straight ahead :
      • Refazer a mesma animação com pose to pose e comparar os resultados.

    Desafio

    • Animar uma ação complexa (ex.: personagem acenando) usando ambos os métodos. Comparar as diferenças.
  • Teoria

    • Follow Through :
      • Partes de um objeto continuam a se mover após a ação principal.
      • Exemplos: cabelo, roupas, cauda de um animal.
    • Overlapping Action :
      • Diferentes partes do corpo se movem em tempos diferentes.

    Prática no Maya

    • Animar um personagem parando de correr, com cabelo e roupa continuando o movimento :
      • Usar layers de animação para separar elementos.
    • Adicionar detalhes :
      • Exemplo: mangas balançando após o braço parar.

    Prática no Blender

    • Criar uma animação de uma bandeira balançando ao vento :
      • Usar physics simulation para auxiliar no follow through.

    Desafio

    • Animar um personagem acenando, com atenção ao movimento das mangas e cabelo.
  • Teoria

    • O que é slow in and slow out?
      • Objetos e personagens aceleram e desaceleram naturalmente.
      • Importância de espaçar os keyframes corretamente.

    Prática no Maya

    • Animar uma bola rolando até parar, ajustando a curva de velocidade :
      • Usar o Graph Editor para refinar o movimento.

    Prática no Blender

    • Repetir o exercício da bola rolando, usando o Dope Sheet e o Graph Editor :
      • Experimentar diferentes tipos de interpolação.

    Desafio

    • Criar uma animação de um pêndulo, enfatizando a suavização no início e fim do movimento.
  • Teoria

    • O que são arcos?
      • Movimentos naturais seguem trajetórias curvas.
      • Exemplos: braços, pernas, objetos lançados.

    Prática no Maya

    • Animar um personagem jogando uma bola, garantindo que o braço siga um arco suave :
      • Usar motion paths para visualizar os arcos.

    Prática no Blender

    • Criar uma animação de um pássaro voando, com as asas seguindo arcos :
      • Usar grease pencil para traçar os arcos.

    Desafio

    • Animar um personagem acenando, garantindo que o movimento do braço siga um arco natural.
  • Teoria

    • O que é secondary action?
      • Ações secundárias complementam a ação principal sem distrair.
      • Exemplos: personagem assobiando enquanto caminha, cabelo balançando.

    Prática no Maya

    • Adicionar uma ação secundária a uma animação existente :
      • Exemplo: personagem mexendo os dedos enquanto espera.

    Prática no Blender

    • Criar uma cena onde um personagem anda e ajusta o chapéu :
      • Focar na integração entre as ações.

    Desafio

    • Animar um personagem realizando uma ação principal com pelo menos duas ações secundárias.
      • Teoria

        • O que é timing?
          • Como o timing afeta o peso e a personalidade de um personagem.
          • Exemplos: personagem pesado vs. leve, rápido vs. lento.

        Prática no Maya

        • Animar dois personagens caminhando com tempos diferentes (pesado e leve) :
          • Ajustar o timing para transmitir peso.

        Prática no Blender

        • Criar uma animação de uma bola caindo com diferentes timings :
          • Experimentar variações para transmitir emoções distintas.

        Desafio

        • Animar um personagem realizando a mesma ação com diferentes tempos para transmitir emoções distintas.

        ão.

      • Testar diferentes intensidades de squash and stretch.

    Desafio

    • Animar um objeto simples (como uma fruta) caindo e esmagando-se levemente no chão. Focar em transmitir peso e flexibilidade.
      • Teoria

        • O que é exaggeration?
          • Exagerar características para tornar a animação mais expressiva e divertida.
          • Exemplos: expressões faciais exageradas, movimentos amplificados.

        Prática no Maya

        • Animar um personagem reagindo a algo surpreendente com exagero :
          • Exemplo: personagem pulando de susto.

        Prática no Blender

        • Criar uma animação de um objeto sendo esmagado com deformação exagerada :
          • Focar em criar humor ou impacto visual.

        Desafio

        • Animar uma cena cômica usando exagero.
      • Teoria

        • O que é solid drawing?
          • Importância de volumes e proporções consistentes.
          • Exemplos: anatomia, perspectiva.

        Prática no Maya

        • Modelar e animar um personagem simples mantendo proporções consistentes :
          • Focar em preservar o volume durante a animação.

        Prática no Blender

        • Criar uma animação de um objeto rotacionando, garantindo que o volume seja preservado :
          • Usar referências visuais para manter consistência.

        Desafio

        • Animar um personagem realizando uma ação mantendo sua forma tridimensional.

        squash and stretch.

    Desafio

    • Animar um objeto simples (como uma fruta) caindo e esmagando-se levemente no chão. Focar em transmitir peso e flexibilidade.
      • Teoria

        • O que é appeal?
          • Criar animações visualmente atraentes e envolventes.
          • Exemplos: design de personagens, composição de cena.

        Prática no Maya

        • Criar uma cena final com todos os princípios aplicados :
          • Exemplo: personagem interagindo com o ambiente.

        Prática no Blender

        • Renderizar uma animação final com iluminação e texturas :
          • Focar em criar uma cena visualmente impressionante.

        Desafio Final

        • Criar uma animação curta (10-15 segundos) que demonstre todos os 12 princípios.

E quando você não tem as ferramentas para chegar onde quer o que você faz?

Eu sei que você tem um sonho, e se esse sonho é se tornar um artista, deixe-me te mostrar como eu cheguei lá.
Eu não tinha as ferramentas, mas sabia onde queria chegar. Então, criei minhas próprias ferramentas e construí meu caminho. Hoje, tudo o que você precisa é tomar uma decisão. O caminho que trilhei está aberto, e eu te convido a conhecê-lo. Ele funcionou para mim e para muitos outros alunos.

Vem comigo transformar seu sonho em realidade!

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